prevenção

Recesso escolar é antecipado em função da gripe em Tupanciretã

Foto: Prefeitura de Tupanciretã
Na semana passada, autoridades se reuniram para falar de medidas de prevenção 

O recesso escolar nas escolas da rede municipal de Tupanciretã foram antecipados e começam nesta terça-feira. O motivo, conforme o decreto assinado pelo prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, é prevenção da gripe entre os alunos e comunidade escolar. Neste ano, o município registrou uma morte foi influenza e a vítima foi um menino de 12 anos.

O decreto foi assinado na última sexta-feira. As férias escolares estavam previstas para começar somente na próxima semana. Com isso, o recesso vai até dia 27 de julho, sexta-feira, e as aulas devem ser retomadas no dia 30. A exceção, conforme o decreto, são as instituições de educação infantil, que por enquanto têm as aulas mantidas e a situação será analisada junto do Judiciário e Ministério Público. 

De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria estadual de educação, as escolas estaduais de Tupanciretã também terão as férias antecipadas e assim como os alunos da rede municipal, entram em férias nesta terça-feira. Na escola privada do município, os alunos também estão de férias desde esta segunda-feira. 

MORTE POR H3N2

No dia 4 de julho, a Secretaria de Saúde de Tupanciretã confirmou que um menino de 12 anos morreu por vírus H3N2, um subtipo do vírus Influenza A. De acordo com o secretário de Saúde de Tupanciretã, Ezequiel Franceschette Cella, a confirmação foi feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio de exames encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).

Após morte de menino por gripe, Hospital de Tupanciretã suspende visitas

Segundo uma tia de Taylor Santos da Rocha, ele consultou em um posto de saúde do município no dia 26 de junho, onde recebeu o diagnóstico de gripe, foi medicado e voltou para casa. Como não apresentou melhoras, na sexta-feira ele foi levado pela mãe até o plantão do Hospital de Caridade Brasilina Terra, com dor de garganta e febre, foi atendido e voltou para casa. Uma médica pediu o raio-X do pulmão e suspeitou que fosse H1N1. No domingo, ele piorou, e uma ambulância encaminhou o menino para Santa Maria.  Na mesma noite, Taylor foi encaminhado para Canoas, mas acabou não resistindo e morreu perto do meio-dia de segunda-feira. Ele foi sepultado na tarde de terça-feira, dia 3, no Cemitério Municipal de Tupanciretã.

14 MORTES NO ESTADO

De acordo com o último boletim da gripe publicado pela secretaria estadual de saúde, com informações até o dia 7 de julho, o Rio Grande do Sul registrava 193 casos de influenza e 14 mortes. Ao Diário, a assessoria de comunicação informou que um novo boletim deve ser divulgado na tarde desta segunda-feira. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa de passagem para dependentes químicos é inaugurada em Santa Maria Anterior

Casa de passagem para dependentes químicos é inaugurada em Santa Maria

Hospital Regional não revela número de atendimentos feitos na primeira semana Próximo

Hospital Regional não revela número de atendimentos feitos na primeira semana

Saúde